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Dicas de Nutrição

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O café, consumido moderadamente, pode nos fornecer quantidades significativas de vitaminas e minerais como niacina, cromo, magnésio e manganês.
O café é fonte de antioxidantes que também podem ser encontrados nos chás (mate, preto, verde).
A cafeína possui um efeito termogênico, auxiliando no emagrecimento e desempenho durante a atividade física, pois atua como estimulante do sistema nervoso central, auxiliando no aumento do metabolismo, aumento da força e da contração muscular.

 

 

Estudos X Benefícios:
- Ação antioxidante (rico em polifenóis), aliadas no combate ao envelhecimento precoce;
- Ação antimutagênica e anticarcinogênica que parecem estar associadas com modificações benéficas sobre o sistema de biotransformação no fígado;
- Ação na prevenção de doenças cardiovasculares (reduzindo o colesterol ruim – LDL colesterol);
- Associado com a menor incidência da doença de Parkinson e Alzheimer;
- Estudos recentes recomendam o consumo do café coado em coador de papel, evitando o alto consumo de café expresso. No estudo o café coado no coador de papel apresentou menor concentração de algumas substâncias (como cafestol e kahweol) que estariam ligadas ao aumento do colesterol total.

 


Recomendação:
- Ingestão moderada em torno de 2 xícaras ao dia, pois em excesso pode causar insônia, fadiga, irritação gástrica, entre outros sintomas.
- Pessoas com sensibilidade à cafeína devem evitar ou consumir com moderação.

 


Cuidados:
- Evitar a ingestão no final da tarde e à noite, em casos de insônia;
- Evitar o uso em casos especiais como gastrite, úlcera ou recomendação médica.
- Por ser rico em oxalato, pode diminuir a absorção de outros nutrientes como por exemplo o ferro. Portanto, seu consumo logo após as principais refeições (almoço e jantar) deve ser evitado.
- Por ter ação diurética pode aumentar o risco de desidratação em atletas durante as competições.
- Suplementações com cafeína: somente devem ser prescritas por profissionais capacitados. Consulte sua nutricionista sobre o assunto!

 


Izabela Moreira Azevedo
Especialização em Alimentos e Alimentação Coletiva
Pós Graduanda em Fitoterapia Funcional

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