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Dicas de Nutrição

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Normalmente, na época que antecede uma viagem importante, as pessoas tendem a radicalizar, fazendo dietas muito restritivas, com o intuito de atingir aquele peso ideal até a data prevista. Chega enfim a sonhada viagem, quando normalmente excessos alimentares acontecem. O resultado final da viagem são os “quilinhos extras” na bagagem.

 

 

Para que isso não aconteça, seguem algumas dicas: 

- Faça um bom café da manhã para resistir às possíveis “tentações” que possam aparecer nos intervalos; 
- Lanches no meio da manhã e da tarde ajudam a “matar” a fome e a equilibrar o organismo, comendo menos no almoço e jantar; 
- É fácil comer mais quando se está acompanhado e conversando. Preste atenção ao que está comendo; 
- Procure ser ativo: caminhe, nade, faça passeios; 
- Leve em sua viagem seu plano alimentar e procure observar suas limitações dentro de suas possibilidades; 
- Refeição em hotel geralmente é uma tentação para quem está de “olho na balança”. Procure controlar-se, servindo de pequenas porções, mastigando devagar e parando na hora que sentir-se satisfeito; 
- Saiba o que você deve ou não comer no café da manhã do hotel. Evite croissants, bolos com cobertura, biscoitos açucarados ou recheados, queijos amarelos e gordurosos e embutidos (presunto, mortadela, salaminho). Prefira frutas, suco de frutas natural, pães integrais, queijos brancos, iogurte natural desnatado ou light e geleia sem açúcar; 
- No dia em que a programação incluir passeios longos, leve um lanchinho na bolsa como frutas frescas ou secas, sementes oleaginosas (castanha, amêndoas, nozes, etc.), água de coco, biscoito integral, etc.; 
- Se for passar longas horas na estrada, leve um lanche light para comer no carro ou nas paradas. Pode ser sanduíche leve, fruta, biscoito integral, sementes oleaginosas, iogurte natural desnatado ou light. Conserve tudo em uma bolsa térmica. 

 

 

Se estiver na praia... 

- Dê preferência às opções como suco de fruta natural, água de coco, milho verde; 
- Um pouco de preguiça sempre aparece, mas não deixe de caminhar pelo menos uma hora por dia e nem de dar uns bons mergulhos; 
-Para refrescar-se uma boa ideia é tomar um picolé de frutas; 
- Coma mais peixe, mas evite o peixe frito e molhos a base de maionese e creme de leite. 

 


Izabela Moreira Azevedo 
Especialização em Alimentos e Alimentação Coletiva 
Pós Graduanda em Fitoterapia Funcional

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